Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-666

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura)
Descrição:
Composição surrealista ocupada em toda a sua área por elementos figurativos alusivos à temática do Antigo Egito bem como a encriptações de símbolos. A gravura divide-se em duas áreas. Superiormente o autor colocou um envelope alaranjado acima de uma área escura aproximadamente quadrangular. O envelope tem a particularidade de ter o bordo inferior raiado obliquamente a laranja escurecido. Os restantes limites estão ondulados sugerindo terem sido rasgados. Entre o bordo inferior e a aba superior em V o autor decorou o interior do envelope com um selo adornado com um par de orelhas. Tem ainda como motivo decorativo um interior semelhante a um vidro quebrado. À direita do selo, colocado longitudinalmente num espaço retângular, repousa o perfil simplificado de um helicóptero. Em vez da hélice superior foi colocado um penacho cerrado junto do qual jaz a palavra “OLIE”.
A segunda área ocupa dois terços da gravura. É quadrangular e localiza-se desde o limite inferior do envelope até ao limite da base da gravura. No centro salienta-se um círculo saturado com a mesma cor de fundo do envelope. Aí está representado uma paisagem com três pirâmides e um obelisco e como pano de fundo, um céu com um sol redondo ofuscante. Lê-se obliquamente em letra de escola: “bericht van een geoloog-archeoloog”. O círculo está inserido num quadrado cinza claro erguido e que se sobrepõe por sua vez a um resguardo de secretária rasgado obliquamente. 
O resguardo está pousado sobre uma superfície cinzenta, raiada horizontalmente. O lado intacto do resguardo coincide com o lado direito da gravura.
O canto inferior esquerdo da gravura tem uma simulação de ponta levantada e dobrada para cima, deixando ver em segundo plano um fundo ocupado com um conjunto de elementos gráficos de padrões étnicos.
À direita do quadrado com a paisagem desenhada, o autor colocou um tinteiro preto de gargalo alto de onde sai uma tira fina que forma duas ondas alongadas e profundas de 180º. O final da segunda onda prolonga-se para cima verticalmente para virar à esquerda num ondular suave, passando por três mãos direcionadas para a esquerda. Estas últimas encontram-se confinadas a três pequenos quadrados que as separam entre si e as localizam acima do quadrado com a paisagem egípcia. A tira fina saída do tinteiro possui gravada verticalmente, numa das faces, uns símbolos semelhantes a letras de um antigo alfabeto desconhecido. O extremo esquerdo da tira culmina numa caneta de aparo posicionada verticalmente. A ponta desta última liga à extremidade de outra caneta de aparo que funciona em simetria com a primeira. Acima da linha das 3 mãos, foi repetida a mesma distribuição de quadrados mas substituídas as mãos pelas suas sombras. O limite superior deste padrão coincide com o limite inferior do envelope. 

Related people Frans Plantema (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info