Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Viola dedilhada elíptica

Cordofone

ID: MusA-796
Data:
1998 (fabrico)
Medidas:
99 cm;65 cm (comprimento;comprimento da corda)
Inf. tecnica:
Madeiras de pau-santo, pinho dos Alpes, cedro brasileiro e ébano.;Madeira.;Fundo e ilhargas em pau-santo, tampo em pinho dos Alpes, braço em cedro brasileiro, escala em ébano. Verniz poliuretano.;MI - LÁ - RÉ - SOL - SI - MI
Descrição:
É um cordofone em forma de 8, de grande popularidade, e talvez aquele que mais transformações estruturais e acústicas sofreu até aos dias de hoje.
À “guitarra latina” (vocabulário espanhol), mencionada nas Cantigas de Sta. Maria de Afonso X, o Sábio, rei de Leão e Castela (séc. XIII), sucedem a viola de quatro ordens de cordas duplas (séc. XV e XVI), a viola de cinco ordens de cordas duplas – viola barroca (meados do séc. XVI a fins do séc. XVIII) -, a viola de seis ordens (com vida curta), a viola de 6 cordas simples – viola romântica (fins do séc. XVIII) – e, finalmente, a viola “moderna”.
Uma das mudanças estruturais mais marcantes é a evolução da forma e das dimensões da caixa harmónica. A viola barroca é estreita e alongada; a romântica é mais cintada e a “moderna” é de maiores dimensões e volume.
A mais revolucionária das transformações sofridas pela viola é a substituição das barras transversais apoiadas, coladas no interior do tampo, na zona do cavalete, por um sistema de sete barras (1790), sem apoio, coladas na zona do cavalete e dispostas em leque, divergentes para baixo.
Esta alteração conferiu ao tampo maior liberdade de vibração e, portanto, maior intensidade sonora.
O famoso violeiro espanhol António Torres (1817-1892), de Almeria, levou a cabo diversas experiências em colaboração com grandes instrumentistas espanhóis, criando, se assim se pode dizer, a viola padrão, referência nos dias de hoje.
Nota: A viola dedilhada é também conhecida como guitarra clássica, viola-francesa e violão.
História/origem:
Construído em 1998 por Joaquim Domingos Capela em homenagem ao geómetra Apolónio de Perga (séc. III a.C.).
Related people Eng. Joaquim Domingos Capela (violeiro)
Related places S. Felix da Marinha (centro de fabrico)

Collections
Instrumentos musicais

+info