Pintura ➔ Entre retas e ângulos, 30 anos mostrando caminhos e dando oportunidades


Entre retas e ângulos, 30 anos mostrando caminhos e dando oportunidades
Identifier:
MusA-229
Description
Interpretação de Grifo da Universidade de Aveiro
Dimensões
81 cm; width
Internal Notes
Grifo da Universidade de Aveiro, de asas abertas, pintado sobre o número 30 escrito. A obra é dividida em retas estruturais sobre as quais vão sendo criadas as figuras. Duas linhas, uma vertical e outra horizontal, separam a metade superior e inferior da tela, bem como a metade direita e esquerda. Duas diagonais encontram-se no ponto central da obra formando triângulos laterais. Esta conjugação de linhas complica-se e gera subfiguras geométricas aleatóreas de menores dimensões em cada uma das metades. A complexidade também é medida a nível cromática com degradés sucessivos, não decorrendo uma leitura de um padrão homogéneo. Reconhece-se contudo que o centro da obra tem o efeito de luminosidade pela presença de cores claras como o branco e amarelo, os quais dão lugar sucessivamente a tons quentes como os laranjas e os vermelhos. A base é fria predominando os azuis e os brancos. A metade superior da tela é ocupada pelo símbolo da Universidade de Aveiro: um grifo estilizado. Exposto em degradés de verde com a cabeça orientada para a esquerda, tem as asas em ângulo reto abertas e as penas raiadas diagonalmente de azul.  A metade inferior da obra está pintada, à esquerda, com o número 3 e à direita, com o número 0, ambos, constituídos por "recortes" ligados entre si, coloridos em degradés verdes, da mesma tonalidade e rugosidade do grifo. Assinatura no canto inferior direito, com tinta preta, MO
Language
Portuguese
Rights Holder
Universidade de Aveiro
Todos os conteúdos aqui disponíveis estão sob a Licença Creative Commons.
Type
CC BY

Related person
Márcia Öchsner (1970) (author)
Related place
Portugal (was created at)
Related Term
Related Terms
Oil painting (depicts)
Contemporary art (depicts)
UA Identity (depicts)
UA University cooperation (depicts)