Identifier:
MusA-859
Description
“Voar mais alto” foi a expressão que o José Penicheiro melhor encontrou para definir esta obra plástica que pretende assinalar os 30 anos de vida da Universidade de Aveiro e do seu universo no ensino superior, na formação e investigação cientifica, nos horizontes do conhecimento.
Produzido pela empresa Novagrés, este painel foi, gentilmente, oferecido à Universidade de Aveiro."
Dimensões
156 cm; height;550 cm ; length
Date
2004
Date created
Internal Notes
O Painel de Azulejo Voar mais alto foi fabricado no século XXI, a 17 de Dezembro pela Fábrica de Louças e Azulejos S.Roque. Esta peça faz parte integrante da coleção de cerâmica artística de Francisco Madeira Luís, doada à universidade de Aveiro a 17 de dezembro de 2001. Esta coleção encontra-se localizada no edifício da zona técnica central na reserva museológica da UA.
Sinteticamente, procurou reunir neste mural as diversas áreas e departamentos existentes na UA. Sobre um fundo onde se recortam as insígnias UA nas cores azul e tijolo, que simbolizam, respectivamente, a Ria e a Cidade. O destaque vai para as Telecomunicações e o mundo da Electrónica, que foram as primeiras áreas de conhecimento a serem lecionadas no inicio da instituição.
Na sequência da leitura do mesmo painel, é possível observar os elementos interpretativos das áreas da Biologia, Física e Química (pesquisa laboratorial), o universo das Matemáticas e Geociências, Engenharia Cerâmica e do Vidro, Línguas e Cultura, a Música, Comunicação e Arte.
Todo o conjunto é iluminado pelo sol da cidade, que a proa dum moliceiro abraça.
O azul das águas espelhadas da ria, que inunda de transparência o painel, reflete a dimensão do Campus de Santiago que, num “voar mais alto”, se vai projetar no futuro, numa afirmação de valor e na confirmação de uma das mais prestigiadas universidades portuguesas.
Language
Portuguese
Rights Holder
Universidade de Aveiro
Todos os conteúdos aqui disponíveis estão sob a Licença Creative Commons.
Type
CC BY