Gravura ➔ Le départ de l'ombre


[EM BRANCO]
Identifier:
MusA-421
Description
Representação de um ramo de flores emoldurado por azulejos. Manuel Cargaleiro "reveste subtilmente o campo, realça fragmentos ou insinua-se nos interstícios, reforçando a viabilidade de reunião das partes. Contudo, apesar da complexidade das suas construções, da riqueza dos contrapontos e da exuberância dos seus choques visuais, uma ordem vigilante, refreadora de excessos, concilia o espírito do artista" (retirado de http://cnap.pt/artistas/manuel-cargaleiro/#).
Decorados de mosaicos, decorados por círculos, semiretas, diagonais, espaços saturados, flores, triângulos e quadrados, os azulejos vibram entre o lilás e o vermelhão, sobre fundo branco, assumindo um padrão étnico. No rodapé da gravura está escrito, a lilás: "LISBOA * SETEMBRO* 1974".
Centralizado sobre um fundo branco está desenhado um ramalhete de flores. Os caules são compridos e ondulantes. As pétalas apresentam-se em forma de concha de caracol reforçadas através de um contorno lilás. Outras parecem pontos que irradiam luz lilás.

 
Dimensões
76 cm; altura;56 cm; largura
Date
1974
Internal Notes
380 euros (n.º de série 153/200) http://www.cml.pt/cml.nsf/artigos/DB2FC86F137330CD80257C2200390F78 Descrição da assinatura, CARGALEIRO Descrição das marcas, "55/200" "CARGALEIRO"
Languages
Português
Inglês
Rights Holder
Universidade de Aveiro
Todos os conteúdos aqui disponíveis estão sob a Licença Creative Commons.
Type
CC BY

Related people
Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses (editor)
Manuel Cargaleiro (1927-2024) (autor, com a obra assinada)
Related place
Lisboa (distrito ) (foi criado em)
Related Term
Related Terms
Arte contemporânea (retrata)
Gravura (retrata)
Cooperação UA (retrata)