Identifier:
MusA-557
Description
Vista de Lisboa. Litografia sobre papel.
Dimensões
57 cm; height;38 cm
Date
1968
Internal Notes
Bairro com vista para o rio. A partir de um ponto elevado avista-se, em primeiro plano, um conjunto de pracetas, distribuídas em socalcos, ladeadas por um edificado denso. Em segundo plano, espraia-se o rio, demarcado por uma nesga de terra, que se prolonga horizontalmente em toda a extensão da gravura. Segue-se, o céu, para além do horizonte, marcado por um bando de pássaros.
A gravura é graficamente “abusada” na metade inferior e libertada superiormente. O edificado concentra-se na metade inferior, criando-se uma atmosfera quase familiar. Cada praceta é ladeada por casas e gradeamentos baixos, que dão acesso a escadarias. Uma árvore nua, altas e estreita, com ramificações denteadas e viradas para cima, ornamenta o centro de cada praceta. Á direita, avista-se parcialmente, o edifício de uma igreja. A torre dá equilíbrio à composição, acabando por se assemelhar verticalmente com a árvore, a qual mantém visualmente diferenças relativamente aos outros elementos figurativos, todos eles posicionados inferiormente.
As casas ocupam o lado esquerdo da gravura, separadas da igreja pelas pracetas e pelo adro que é parcialmente visível. Todas elas têm janelas com aventais quadrangulares, algumas com varandins, outras com portas. Em algumas sobressaem o estampado dos azulejos azuis.
Avistam-se também os telhados adornados com os padrões rendilhados das telhas. Superiormente desenhados à esquerda, junto ao rio, há sinais da proximidade de um porto de mar. Três gruas estão desenhadas e, já dentro de água, dois barcos velejam.,
Descrição das marcas, "197/200"
Marcas no canto inferior esquerdo.
Descrição da assinatura, BOTELHO 68
Assinatura colocada no canto inferior direito.
Language
Portuguese
Rights Holder
Universidade de Aveiro
Todos os conteúdos aqui disponíveis estão sob a Licença Creative Commons.
Type
CC BY