Identifier:
MusA-648
Description
Composição figurativa representando homens com chapéus e um avião.
Dimensões
40 cm; altura;53 cm; largura
Date
1960
Internal Notes
150 euros
n.º de série 77/150
Fonte http://leilaodartecmd2013.blogspot.pt/search/label/João Abel Manta
Apresentação do biplano flyer, em 1903, a um agrupamento de homens enchapelados, de guarda chuvas abertos. Concentrados à esquerda e em planos sequenciais está representado, de costas, o público masculino. Cada homem está enchapelado por chapéus de coco ou por chapéus altos e o pescoço adornado por um colarinho branco, alto e largo. As cabeças são circulares sem cabelo. Os homens vestem capas retas escuras que lhe caiem pelos ombros até aos pés. Do lado oposto da gravura, junto à base, está representada uma pista sobre a qual a estrutura branca do biplano flyer se encontra inclinada, quase na vertical. Em terceiro plano desenha-se a silhueta de quatro homens de pé, junto ao avião enquanto que, à esquerda e em segundo plano, outro homem corre de braços erguidos e chapéu solto, rumo ao biplano.
O fundo da gravura divide-se horizontalmente em 3 faixas de degradés cinzentos. A faixa de topo é adornada de traços horizontais assimétricos, descontinuados e tonalizados a cinzento-escuro sobre fundo cinza claro.
A faixa central é uniformemente sombreada a cinzento-escuro e a faixa inferior tem assinalado, a marca de água branca, pousada horizontalmente sobre a base da gravura, a estrutura de uma construção alongada semelhante a um entreposto. Ela separa o público de homens de guarda-chuvas abertos representado à esquerda, do biplano tombado à direita.
Descrição da assinatura, Rúbrica do autor e ano de execução
Assinatura e ano de execução colocados no canto inferior direito.
Descrição das marcas, 109/150
Marcas no canto inferior esquerdo.
Language
Português
Rights Holder
Universidade de Aveiro
Todos os conteúdos aqui disponíveis estão sob a Licença Creative Commons.
Type
CC BY