Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Quadrado memória II

Gravura

ID: MusA-554

Medidas:
56 cm;38 cm (altura;largura) Litografia a 4 cores (técnica)
Descrição:
Conjunto de elementos, ora figurativos ora abstratos, colocados aleatoriamente, dentro de um espaço quadrangular emoldurado. A moldura de cor vermelhão sobressai, pela sua tonalidade alaranjada. O fundo do quadrado é dividido em dois setores. O setor da esquerda é o de maior dimensão e tem representado os elementos figurativos de forma aleatoriamente. Tem um fundo tonalizado em pastel ocre claro.
Assim, na metade superior, um losango quadrangular azul tem encaixada uma maçã vermelha cortada a meio, com o miolo escuro. À direita do losango e colocadas inferiormente relativamente a este, o autor traçou a branco o perfil e confronto visual de duas cabeças humanas
Uma seta azul cerúleo atinge pela a face da cabeça esquerda. Este elemento indicativo tem origem num retângulo de topo semiaberto localizado abaixo do losango azul inicial. Esta figura já se encontra na metade inferior do setor.
À sua direita  uma longa língua preta ondulante e bifurcada orienta-se horizontalmente para o centro da gravura. Sublinha-a inferiormente uma linha grossa, a tracejado, de cor vermelha, que culmina numa semicircunferência. Esta repousa, à esquerda, na base da moldura, no canto inferior esquerdo. Á sua direita evidencia-se o contorno branco de outra semicircunferência, cortado ao nível do limite inferior da moldura da litografia. No interior do contorno irrompe uma forma azul cerúleo que afunila a meio. Está também adornada por um conjunto de elementos figurativos. É possível descrever uma figura humana molhada pela água de um chuveiro.
No topo encontra-se desenhado um triângulo equilátero, com um dos vértices para cima, por onde sai um jato descendente de linhas tracejadas bordeaux. Essa representação simplificada concretiza visualmente a imagem de um chuveiro aberto com água a cair. Abaixo do chuveiro está sentado, de cabeça baixa, joelho erguido, braço caído, uma figura humana branca estilizada (cara isenta de órgãos). Veste um colete às riscas horizontais azul e vermelho.
O segundo setor da litografia resume-se a uma faixa vertical que ocupa todo a altura da direita sobre um fundo azul cerúleo

Related people Maria Gabriel (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info