Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-671

Medidas:
77 cm;56 cm (altura;largura)
Descrição:
Composição estruturada verticalmente, constituída por três blocos de diferentes dimensões, os quais formam um todo policromado que funciona em coluna, gravado sobre fundo escuro. Em primeiro plano, um bloco verde “pesa” visualmente quer pela sua dimensão quer pela sua cor, a qual ilumina e contrasta com a restante neutralidade da gravura. Este primeiro bloco de forma triangular verde é o único elemento decorativo a ocupar a metade inferior da gravura. O limite inferior da gravura coincide com um dos lados do triângulo. Os dois restantes ângulos iniciam-se a partir de cada canto inferior da gravura e prolongam-se obliquamente para o centro da mesma. O bloco triangular é cortado horizontalmente omitindo visualmente a presença do terceiro vértice. O segundo bloco é constituído por um objeto em forma de concha branca sombreada a preto que se posiciona no centro da gravura e se liga inferiormente ao bloco triangular verde. O revestimento exterior do objeto tem uma dupla texturação e o seu limite superior é ondulado e decorado com um padrão semelhante ao bordado inglês. A segunda texturação ocorre numa área interior da concha, delimitada a preto e listada verticalmente.
O autor ilustrou em tons rosa pastel, ligada superiormente ao elemento em formato de concha, o terceiro bloco que se assemelha a uma cabeça enchapelada. De perfil virado para a direita, destacam-se as abas das narinas largas, a bochecha cheia, a transparência enevoada da lente dos óculos cuja extremidade é adornada em formato de leque aberto. 
No local da orelha o autor colocou duas manchas sobrepostas e sombreadas a preto.
Coladas à bochecha, seguem o seu contorno côncavo e superiormente assumem o formato nodoso de nuvem. O cabelo é um bloco único, rosado e manchado a cinzento, o qual separa o rosto de uma mancha escura e se assemelha a um chapéu com abas alongadas. O limite inferior do cabelo é curvo, terminando mais abaixo, ao nível da concha branca.
Um traço vermelho grosso, sinuoso e bifurcado interrompe visualmente a leitura da cabeça do homem. Eleva-se para o canto superior esquerdo, contrastando com o fundo enegrecido. 

Related people Paco Aguilar (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info