Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

S/ título

Gravura

ID: MusA-689

Medidas:
76 cm;56 cm (altura;largura)
Descrição:
a preto e branco onde homens e mulheres flutuam envolvidos por uma vegetação tropical. A leitura é obtida apenas a um só plano, pela justaposição de figuras graficamente reconhecíveis. A composição é densa devido aos numerosos elementos gráficos sobrepostos entre si, deixando assim poucos intervalos para que a gravura “respire”. A metade superior da gravura, tem maioritariamente representado árvores semelhantes a palmeiras com os ramos abertos em forma de leque. No terceiro quadrante da gravura encontra-se representada uma cabana com uma abertura por onde espreita um homem musculado de cor. A terra é ondulada. Ergue-se por um lado uma árvore semelhante a uma palmeira cujos ramos estão presos e por outro, à sua direita, um edifício com cúpulas agrupadas. A entrada faz-se pelo lado esquerdo por uma abertura estreita e escura, terminada em arco. Junto ao canto inferior esquerdo da gravura brota uma mão fechada com o indicador a apontar para cima.
O topo da gravura é ocupado pela representação de figuras humanas a flutuarem. Homem e mulher evidenciam perfis masculinos com queixos salientes. Um casal está representado inclinado horizontalmente e posicionado de frente. O braço e a mão direitas do homem estão colocados para baixo e sobrepõem-se à mão direita da mulher. Ela veste um género de camisa de dormir que lhe caí até aos pés mas deixa a descoberto os seios e mamilos redondos bem delineados. braço esquerdo esticado da mulher ergue-se em ângulo reto tocando com a mão aberta um círculo luminoso localizado no canto superior direito da gravura.
O corpo do homem está encoberto pela vegetação. As restantes figuras humanas estão representadas abaixo do casal, no quarto quadrante da gravura.
Uma delas está colocada de costas e encontra-se virada em direção ao homem e à mulher, com os braços abertos. A última pessoa representada é uma mulher suspensa no ar, a qual ocupa o canto inferior direito da gravura. Com o corpo horizontalmente orientado, sustem os pés atrás e a cabeça à frente. Mantém os braços esticados ao nível da cabeça orientados para a esquerda. Tem a particularidade de evidenciar o dedo médio esticado da mão direita em relação aos restantes dedos que se encontram dobrados. 

Related people João Paulo (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info