Facebook Google LinkedIn Pinterest Tumblr Twitter

Melodia de Lisboa

Gravura

ID: MusA-723

Medidas:
52 cm;39 cm (altura;largura)
Descrição:
Litografia a preto e branco que descreve uma ruela sinuosa onde nas laterais caminham mulheres com canastras à cabeça. A metade esquerda da gravura tem desenhada, em primeiro plano uma peixeira colocada  de frente, a equilibrar a canastra de peixe na cabeça com a mão direita. Apregoa, reforçando o pregão com a mão esquerda colocada junto à boca aberta. O rosto está escurecido pela sombra da canastra comprida e na cabeça um lenço atado na nuca cobre-lhe os vestígios do cabelo. Traja roupa simples constituída por uma blusa de manga curta de contornos indefinidos e uma saia rodada que acompanha umas ancas avantajadas.
Em segundo plano concentra-se à direita, sobre um fundo enegrecido, um grupo de mulheres estilizadas, traçadas a branco.
O terceiro plano surge iluminado e desocupado no centro da gravura, apenas evidenciando a presença de uma silhueta feminina esguia e elegante que transporta uma estreita canastra equilibrada sobre a cabeça. Atrás desta estão esboçados levemente dois cascos de barcos com os mastros erguidos ligeiramente inclinados para a direita.
De ambos os lados afiguram-se perfis de casas térreas. 

Related people Hansi Staël (autor)
Related places Lisboa (1.1.8) (centro de fabrico)

Collections
Gravura

+info