Identifier:
MusA-794
Description
Pequeno cordofone de arco com forma de pera alongada, a rebeca é construída dum só bloco de madeira, incorporando uma caixa cavada, o braço e a cabeça. Do tipo da do violino, a cabeça da rebeca termina, por vezes, com figuras femininas ou de animais. A caixa é tapada por um tampo colado, com duas aberturas simétricas em forma de “C”.
A escala, de comprimento reduzido e quase plana, é independente e colada ao braço.
A rebeca é armada com três cordas de tripa afinadas em intervalos de quinta e atadas ao estandarte que, através duma amarra, abraça uma saliência tipo umbigo, localizado no fundo da caixa.
A rebeca referida nas Cantigas de Sta. Maria de Afonso X, o Sábio (séc. XIII) terá sido introduzida na Europa pelos árabes no séc. VIII, com o nome de Rebab. Este instrumento terá sofrido profundas adaptações até chegar à rebeca do início do período renascentista, aceite no seio musical da época.
A rebeca do séc. XV alcança notável implantação em toda a Europa, sendo tocada nas cortes e casas senhoriais. Contudo, ainda no séc. XVI tenderá a decair devido ao desaparecimento das violas da gamba e dos violinos, que se afirmam como instrumentos de maior qualidade, aspeto acarinhado pela alta classe musical.
A rebeca não é jamais instrumento das orquestras reais, permanecendo no âmbito dos músicos populares. Em Paris, por decreto de 1628, é mesmo proibido tocar rebeca em toda a parte, expecto nas tabernas e em “lugares obscuros”. Sobrevivem apenas pequenos instrumentos semelhantes à rebeca, que eram tocados por mestres de dança e que, pelo facto de ser possível transportá-los no bolso, eram conhecidos como “Pochettes”.
Este instrumento é entre nós designado por rabeca.
Dimensões
32,5 cm; length of the rope/cord
Date
2008
Date manufacture
Internal Notes
MusA-794A é o número de inventário da caixa do instrumento.
Language
Portuguese