About
A realização desta exposição insere-se numa investigação académica – Doutoramento em Arte e Design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – que integra, como objeto de estudo, a ardósia piroexpandida enquanto material de escultura. Sendo uma investigação da área da produção artística envolve também as áreas de Geologia e da Engenharia.
Tornou-se ponto de partida conceptual a analogia da expressividade da ardósia piroexpandida com a ardósia exfoliada por tratamento térmico e a estrutura dos livros caracterizada pala sobreposição alinhada de folhas de papel. Confrontam-se, emprenhadas nos livros, formas, signos e materiais de suporte que subvertidos passaram a ser em pedra ceramizada.
O suporte não é o espaço onde se deposita e que fixa a escrita, mas o espaço donde a escrita irrompe e onde é rompida, remetendo-se a esse material que a suporta e que, por si, também é transformado. Assim, numa relação aparentemente invertida, a escrita apresenta-se como se fosse uma condição do seu suporte e a relação resultante é tensa e por vezes conflituosa, mas é nessa tensão que se procura e se originam articulações que se demonstram pertinentes.