Identifier:
MusA-293
Description
Este guarda-joias é uma peça manufaturada, construída em madeira, folheada a olho-de-perdiz com tampa verticalmente deslizante, folheada a pau-cetim e orlada com madeira de Pernambuco (pau-Brasil). O autor designou-o por Medina, porque foi o que a sua forma lhe fez lembrar.
Geometricamente, é constituído por duas partes, cofre e tampa. Juntas formam um sólido que, sem ter em conta as decorações, é um prisma quadrangular reto, tal como cada uma das partes, cofre e tampa. Em cada face lateral da tampa (oca, aberta inferiormente), foi recortado um arco redondo; as arestas (inclusive as dos arcos) são decoradas com “colunas” em pau-Brasil, apresentando quatro pequenos cubos nas suas interseções, que correspondem aos vértices superiores da tampa. Quando o guarda-joias é aberto, por deslizamento vertical, a tampa separa-se completamente do cofre.
Dimensões
9,75 cm; altura;8,1 cm; profundidade
Date
1996
Fabrico
Internal Notes
Este guarda-joias foi construído em 1996, no século 20, com madeiras nobres, revestida a olho-de-perdiz, com tampa verticalmente deslizante, folheada a pau-cetim, orlada com madeira de Pernambuco (pau-Brasil). O autor designou-a por "Medina" porque o desenho lhe fez lembra uma medina. A peça é essencialmente decorativa, no entanto, o seu cariz é utilitário, servindo portanto, como guarda-joias.
O guarda-joias "Medina" faz parte integrante da coleção dos 81 guarda-joias, doada à Universidade de Aveiro pelo Sr. Eng.º Joaquim Domingos Capela em Dezembro de 2013.
Languages
Português
Inglês