Identifier:
MusA-324
Description
O guarda-joias “Hiperboloide”, de difícil execução manual, foi baseado numa pequena história. O autor estudou analiticamente esta superfície, na disciplina de Cálculo Infinitesimal da Universidade do Porto e pensou, então, dar-lhe realidade espacial, estabelecendo assim a ponte entre a prática e a teoria. Devido a este facto, designou a peça por “Hiperboloide”.
Este guarda-joias é constituído por dois elementos, o cofre interior e a tampa, e foi construído com madeiras nobres, ricamente decoradas a ébano e orladas com mogno. Geometricamente, o cofre interior tem a forma de um tronco de cone de revolução, oco, com uma base circular inferior. É folheado a raiz de nogueira e forrado no interior a veludo verde. A tampa, revestida a raiz de nogueira e filetada com ébano/buxo, tem a forma de um tronco de hiperboloide de revolução de uma folha, oco, coberto superiormente por uma base circular.
Dimensões
13 cm; altura
Date
1990-1999
Fabrico
Internal Notes
Este guarda-joias foi construído na década dos anos 90, do século 20, com madeiras nobres, ricamente decorada a ébano e orlada com mogno. O guarda-joias “Hiperboloide” de difícil execução manual foi baseado numa pequena história. O autor estudou analiticamente esta superfície, na cadeira de Cálculo Infinitesimal na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pensou, então, dar-lhe realidade espacial, estabelecendo assim a ponte entre a prática e a teoria. Devido a este facto, o autor designou-a por “Hiperboloide”. A peça é essencialmente decorativa, no entanto, o seu cariz é utilitário, servindo portanto, como guarda-joias.
O guarda-joias “Hiperboloide” faz parte integrante da coleção dos 81 guarda-joias, doada à Universidade de Aveiro pelo Sr. Eng.º Joaquim Domingos Capela em Dezembro de 2013.
Languages
Português
Inglês