Identifier:
MusA-340
Description
Este guarda-joias é uma peça manufaturada, construída em madeira e folheada a pau-rosa e ébano. Devido à simbologia do sólido platónico usado para construir a tampa do guarda-joias, o cubo, o autor designou-a por Símbolo da terra.
Geometricamente, o Símbolo da terra é formado por um prisma triangular regular - o corpo do guarda-joias - e por um cubo - tampa. No processo de fecho, o cubo é introduzido parcialmente dentro do prisma triangular, ficando um vértice dentro do corpo do guarda-joias e os restantes no seu exterior. No processo de abertura, a tampa separa-se completamente do corpo do guarda-joias e permite visualizar o cubo.
Dimensões
14,7 cm; altura;6,3 cm; profundidade
Date
1990-1999
Fabrico
Internal Notes
Este guarda-joias foi construído na década dos anos 90, do século 20, com madeiras nobres, em madeira de ébano. De forma prismática e com base triangular equilátera revestida a folha de pau-rosa, com tampa hexaédrica (6 faces quadrangulares) revestida a ébano/sicómero.
Na antiga civilização grega, os cinco elementos da natureza, neste caso concreto, o elemento terra, foi representado simbolicamente por uma forma poliédrica, respetivamente pelo hexaedro. Esta curiosa simbologia foi aproveitada pelo autor, para construir este guarda-joias prismático, que faz parte de um conjunto de cinco elementos, em que a respetiva tampa corresponde aquele poliedro. Por este motivo o designou-a por "Símbolo da terra". A peça é essencialmente decorativa, no entanto, o seu cariz é utilitário, servindo portanto, como guarda-joias.
O guarda-joias "Símbolo da terra" faz parte integrante da coleção dos 81 guarda-joias, doada à Universidade de Aveiro pelo Sr. Eng.º Joaquim Domingos Capela em Dezembro de 2013.
Languages
Português
Inglês