Guarda-joias ➔ Espiral logarítmica


Identifier:
MusA-1892
Description
A espiral logarítmica é uma curva, configurada na tampa da caixa,      que tem a propriedade geométrica de todas as retas saídas do         centro, formarem com a tangente á curva em qualquer ponto um           ângulo constante.
Este guarda-joias, designado por Espiral Logarítmica, tem uma forma paralelipédica, com as dimensões 9,0 x 7,2 x 3,6 cm. A relação entre 9,0 : 7,2 = 1,25 é o intervalo musical de uma terceira maior da escala natural ou de Zarlino. A relação entre a largura e a altura, 7,2 x 3,6 = 2, valor que corresponde ao intervalo musical de uma oitava.
O corpo do guarda-joias é em madeira de pau-santo e a tampa, folheada com madeira de olho de perdiz, tem embutida uma espiral logarítmica, curva utilizada na área mecânica, no fabrico das fresas de corte (aço temperado) para talhar os dentes das rodas dentadas, feitas em ligas de aço, ferro fundido, bronze, titânio, materiais plásticos, etc. A fotografia colada no fundo da caixa, mostra uma fresa para tal fim, em que a face plana do dente, ao ser afiada, cria uma superfície plana que deve passar sempre pelo centro desta ferramenta de corte. Esta face, forma com a tangente à espiral logarítmica na ponta do dente um ângulo constante, aspeto fundamental no rigor exigido no fabrico de todas as fresas de corte utilizadas para talhar as rodas dentadas. O guarda-joias está polido com cera de móveis.

 
Dimensões
9,0 cm; comprimento;3,6 cm; largura
Date
23/09/2021
Internal Notes
FALTA ACRESCENTAR DADOS NO REGISTO E VALIDADÇAO E JUNTAR AS FOTOS
Language
Português