Identifier:
MusA-322
Description
Este guarda-joias é uma peça manufaturada, construída em madeira, folheada a olho-de-perdiz e envolvido por nove nervuras verticais e tampa em ébano. Por relembrar a estrutura dos teatros gregos, o autor designou-a de Teatro.
Geometricamente, é constituído por duas partes, cofre e tampa. Juntas formam um cilindro (oco), cuja base superior, com um pequeno encaixe, corresponde à tampa. Nove prismas quadrangulares equidistantes uns dos outros decoram exteriormente este guarda-joias. Quando o guarda-joias é aberto, a tampa separa-se totalmente do cofre. A parte utilitária deste guarda-joias corresponde ao interior da peça, que tem também forma cilíndrica.
Dimensões
7,4 cm; altura
Date
1980-1989
Fabrico
Internal Notes
Este guarda-joias foi construído na década dos anos 80, do século 20, com madeiras nobres, folheada a olho-de-perdiz envolto por 9 nervuras verticais em ébano. Devido à sua beleza e arte aplicada, o autor designou-a por "Teatro". A peça é essencialmente decorativa, no entanto, o seu cariz é utilitário, servindo portanto, como guarda-joias.
O guarda-joias "Teatro" faz parte integrante da coleção dos 81 guarda-joias, doada à Universidade de Aveiro pelo Sr. Eng.º Joaquim Domingos Capela em Dezembro de 2013.
Languages
Português
Inglês